O TFT - Terapia do Campo do Pensamento - é frequentemente confundido com a EFT - Técnica de Liberdade Emocional. No entanto, têm algumas diferenças significativas, que abaixo se identificam. Mas lembre-se: a única evidência que importa é a sua própria experiência…faça o que funcionar melhor para si, a fim de eliminar a dor e o sofrimento inúteis.
Primeiro, vamos abordar o que as duas técnicas têm em comum. Tanto o TFT como a EFT envolvem o toque em pontos específicos do corpo, ao mesmo tempo que a pessoa a tratar concentra a sua atenção numa emoção ou num problema específico. Usam também muitos pontos comuns de toque. O objetivo de ambos os métodos é superar pensamentos negativos e memórias traumáticas.
Agora, as diferenças entre o TFT e a EFT:
- O TFT veio primeiro: o TFT foi desenvolvido pelo Dr. Roger Callahan, psicólogo clínico norte-americano, depois de descobrir aplicações inovadoras de terapias de quinesiologia e meridianos. A EFT foi desenvolvida pelo Engenheiro Gary Craig, também americano, depois de ter estudado intensivamente com o Dr. Roger Callahan.
- O TFT é mais variado: a EFT é frequentemente promovida como uma versão “simplificada” do TFT. Ainda assim, para o mesmo problema é necessário despender mais tempo com a EFT. O TFT não requer que as fases de configuração sejam repetidas. O TFT fornece um conjunto diferente de padrões de toque para cada tipo de problema, usando sequências específicas (algoritmos) para diferentes gatilhos ou emoções. A EFT usa sempre a mesma sequência, independentemente do problema a ser tratado. O TFT instrui os usuários a suspenderem o tratamento se não estiver a resultar após algumas tentativas e passarem para outras técnicas de TFT necessárias ao sucesso do mesmo. A EFT aconselha os usuários a persistirem, independentemente dos resultados ineficazes.
- O TFT dá maior prioridade à própria sequência de toques: na EFT, todos os pontos de acupuntura são tocados, independentemente do problema, com a suposição de que acabará por tocar no ponto que se correlaciona com a emoção ou gatilho a tratar. O TFT fornece sequências específicas e usa uma variedade de pontos de acupuntura para cada categoria de emoções.
- O TFT está em constante crescimento e desenvolvimento: O Dr. Roger Callahan continuou a desenvolver o TFT até a sua morte. Devido ao vasto número de potenciais sequências de derivação, é possível que o TFT continue a crescer no propósito de incluir novas sequências. A EFT tem apenas um método “padrão” que supostamente cobrirá todos os gatilhos e emoções.
- Quando necessário, o TFT tem formas mais avançadas para determinar a sequência específica necessária. A EFT usa o mesmo padrão repetidamente, independentemente da sua eficácia.
- O TFT não exige que a pessoa fale incessantemente sobre os seus problemas: Ao usar a EFT torna-se necessário falar no problema enquanto toca cada ponto de cima para baixo. No TFT a pessoa que recebe o tratamento só precisa pensar na situação e lembrar como se sente, a fim de usar as sequências de toque de forma eficaz.
- Com o TFT é possível inverter a polaridade do corpo de negativa para positiva, podendo também ser verificadas intolerâncias e sensibilidades a toxinas, que muitas vezes são a origem de um rol de doenças emocionais e físicas.
- O TFT é a única terapia de toque classificada como eficaz pelo registo nacional de programas e práticas baseados em evidências (USA).
Fundamentalmente, a EFT é uma abordagem “tamanho único” para gerir memórias traumáticas, gatilhos e emoções negativas, enquanto o TFT é uma abordagem mais personalizada que lhe dá a capacidade de realmente se concentrar em emoções específicas. A EFT promete uma “versão simplificada” das técnicas de TFT do Dr. Roger Callahan; no entanto, com o uso dos algoritmos de TFT a experiência ensinou ao longo dos anos que realmente existem certas sequências e pontos de toque que são mais eficazes para encontrar o alívio e liberdade em cada categoria de problema.
A maioria dos praticantes de TFT usa as técnicas que aprende e implementa-as de forma exclusiva e de acordo com a sua própria metodologia. Uma particularidade do TFT é que pode ser usado em combinação com quaisquer outras terapias, o que permite aos profissionais encontrarem o seu caminho com maior facilidade. A maioria das técnicas do género baseia-se nas técnicas originais do TFT, desenvolvidas pelo Dr. Roger Callahan, e em conjunto melhoraram muito a eficácia da cura alternativa.